O Descobrimento!

"Os jovens gritaram: O prazer de viver nos pertence! Fizeram festas e promoveram shows, alguns se drogaram e outros apreciaram viver perigosamente. Mas a felicidade chocou-os com seu discurso: Eu não me encontro no prazer imediato, nem me revelo aos que desprezam seu futuro e as consequências dos seus atos!"

[Augusto Cury]

É chegado o momento das descobertas...e nosso organismo é uma incrível "máquina" de produzir sensações inexplicáveis: o coração bate mais forte, aos mãos transpiram, a respiração ofega...é o mistério, o desconhecido, o proibido, a aventura!

E como orientar as crianças quanto as atitudes perigosas?

Tarefa árdua...o mais simples seria fechar os olhos, respirar fundo e absorver a ideia de que "meu filho nunca faria isso ou aquilo"... mas, para o desespero das mamães e papais corujas: a curiosidade surge e o que acalenta nosso desespero é a reflexão sobre todas as orientações transmitidas até então e nossa postura perante as revelações das tais descobertas. 

Estamos numa época de avalanche de informações! Explicitamente, por onde andamos, somos cercados por campanhas de bebidas alcoólicas, drogas e pedofilia, músicas apelativas e a ideia de consumismo exacerbado. 


Queridos pais: tenham cautela quanto a postura...somos espelhos para os nossos filhos! Não há nada de errado em tomar um drink com seus  familiares, promover festas com seus amigos, mas demonstre aos pequenos que a felicidade não está retida nesses momentos e explique o quanto atitudes proibidas, duvidosas e exageradas podem desviar e comprometer um crescimento sadio e sereno.

Mantenha uma relação de confiança...transmita segurança e assuma uma posição de orientador, de experiência, de liderança! Não grite, não ameace, não bata, não julgue, não minta...apenas Eduque! Esteja sempre aberto ao diálogo e promova debates sobre assuntos diversos, "resgate seus filhos", mantenha com eles uma relação de amizade, sem subestimar a capacidade de compreensão dos pequenos às explicações! 

Por fim, retome as memórias de sua infância: "libere" o cordão aos pouquinhos, oriente seu percurso e quando o percurso ficar demasiadamente obscuro...puxe de volta e oriente um novo caminho! É o cordão da liberdade, do crescimento...nosso para o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário