Regra dos "porquês"

A importância de responder às perguntas das crianças



Você realiza uma entrevista de emprego, volta para casa e cria muitas expectativas, muitas vezes fica noites sem dormir, faz planos com o possível novo trabalho e já contabiliza o que irá fazer com a possível renda! No entanto, você não recebe retorno algum, nada de ligações ou e-mails...então decide ligar para a empresa, mas o que você ouve é apenas um "não"...você questiona o entrevistador e ele responde: - Porque não!

Vamos refletir agora sobre quantas vezes somos surpreendidos com perguntas das crianças e por não saber como responder e até algumas vezes por não termos tempo ou paciência de explicar respondemos apenas "porque não", "porque sim", "agora não", "não sei"!!

Realmente, há momentos em que parece impossível explicar a uma criança as complexidades da vida e do comportamento humano, mas tentem compreender o quão importante é sanar essas dúvidas para os pequenos que estão explorando e conhecendo o mundo em que vivem.

As regras são simples: 

Sempre fale a verdade. Muitas vezes respostas curtas já bastam para que a criança sinta-se satisfeita. 

Se você não sabe a resposta ou está sem tempo para explica-lá, diga à criança que irá consultar e em outro momento (breve) a resposta será dada. 

Seja natural e transmita confiança no que diz. 

Use uma linguagem simples e adaptada, não amedronte.

Mesmo com perguntas difíceis, reflita que para a criança é importante entender e a dúvida quando sanada acaba com a inquietude e ansiedade.

Tenham todos um ótimo dia! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário