Volta às Aulas...e Agora?


Praia, sol, sorvete, banho de mar, dormir e acordar tarde, novas amizades, piscina, clube, muitas brincadeiras e muita diversão...opa!para tudo...vamos voltar pra casa. E quem não suspira fundo nesta hora? Afinal, o verão está acabando...
Assim como nós adultos, as crianças também lamentam o fim das férias e ficam tensas e ansiosas pelo retorno às aulas. “Como será a nova professora?” “O que eu vou aprender?” “Quem serão meus colegas?” “Vai ser difícil?
É um momento de transição para todos e como lidar com este conjunto de emoções? Como reorganizar a rotina?

Algumas dicas:
1.  Restabelecer a rotina
Alguns dias antes do início das aulas tente restabelecer o relógio biológico do seu filho. Ao entardecer diminua o ritmo, desligue vídeo-games e/ou aparelhos eletrônicos, reduza o volume do rádio ou televisão, mantenha o ambiente tranquilo. Façam – juntos – uma refeição leve, um banho fresquinho...use suas técnicas de relaxamento. Pela manhã acorde mais cedo (dia-a-dia uns 20 minutos), chame-o para alguma atividade empolgante e motivadora.
2. Administrar  a Independência
Uma vez que o portão da escola fecha, seu filho vai precisar gerenciar muitas coisas por conta própria. Que tal começar a atribuir responsabilidades a ele? Atribua de acordo com a idade: amarrar os calçados, encher a garrafinha de água, organizar a própria mochila, vestir-se sozinho, guardar o lanchinho...pequenas atitudes que fazem a diferença, seu filho se sentirá mais tranquilo, confiante e autosuficiente.
3. Organização
Converse com seu filho e ajude ele quanto a organização...sair de casa sempre atrasado, sem saber onde estão os cadernos e livros, sem escovar os dentes, com o uniforme amassado...humm...FURADA! Faça uma lista ou um calendário de horários e tarefas. Facilite. Em um ano de 200 dias letivos, vida escolar deve ser uma das prioridades;  mantenha à vista tudo que seu filho levará para a escola.
4. Tempo para tarefa e tempo para brincar
Seja um coadjuvante na vida escolar de seu filho, esteja presente sempre! Ao chegar em casa questione sobre suas tarefas e coloque-se à disposição para auxilia-lo. A responsabilidade com as tarefas escolares antecede futuras responsabilidades pessoais e profissionais. Não cause sofrimento e frustração...observe o desenvolvimento do aprendizado desde o primeiro dia; caso alguma dificuldade persista pense sobre a contratação de um profissional para orientá-lo.
Criança é criança...e o tempo voa! Mesmo com toda a correria da rotina escolar, separe algumas horinhas do dia para permitir que seu filho brinque! Não há nada mais maravilhoso na infância do que a própria infância! Faça alguns acordos: “Podes brincar durante 1 hora e depois retorne para fazer sua tarefa.” “Vamos fazer a tarefa primeiro e depois você pode brincar.”
Bom retorno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário