Medo, medinho, medão!

Por muitas razões, as crianças ficam assustadas quando estão sozinhas, especialmente à noite e no escuro. 
Todos nós sentimos insegurança ao desconhecido e no escuro perdemos nossa referência, e então adicione a isso mentes criativas e imaginativas: noites de choro, corridas pro quarto dos pais, pesadelos e muito temor! Os noticiários na TV sobre sequestros e abusos aumentam a insegurança e os filmes aumentam a lista de criaturas imaginárias.
Sentir medo é natural, mas devemos estar atentos quanto ao tempo e intensidade. Se os temores ultrapassarem um período de 6 meses ou até mesmo interferirem na saúde e no sono da criança é um sinal de alerta. Nesse caso, é prudente verificar se o pequeno não passou por algo traumático e se necessário procurar aconselhamento de um profissional.

Algumas dicas para uma noite de sono tranquila:
  • Considere os relatos de seu filho, sem exagerar. É importante não ignorar ou ridicularizar seus medos.Ouça seus sentimentos e responda a ele com conforto: "Eu posso ver que você está realmente com medo."
  • Assegurar-lhe que você está lá para se certificar de que é seguro. Oferecer conforto quando necessário, e demonstrar a ele que não há nada de assustador em seu quarto. Isso pode significar acender a luz em seu armário ou olhar debaixo da cama para mostrar a ele que está tudo bem.
  • Contos infantis são permitidos, desde que no conto a criança sempre consiga afugentar, espantar o monstro e nunca ser refém dele! NUNCA ameace ou amedronte a criança com personagens: "Se não arrumar seu quarto a bruxa vem te pegar."
  • Finalmente, ver através dos olhos de seu filho, lembrando sua própria infância. O que costumava assustar você? E o que você achava reconfortante nesses momentos? Lembrando de nossas vivências, com certeza, encontraremos inspiração da melhor forma de educar e confortar nossos pequenos!
Bons Sonhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário