Meu filho: tire as mãos da boca!!!!


Seu filho está roendo as unhas? 
Esse ato pode estar relacionado a inúmeros motivos: por curiosidade ou tédio, para alívio do stress, por medo ou até mesmo por força do hábito. Roer as unhas é o mais comum dos chamados “tiques nervosos” (expressão de um transtorno orgânico relacionado a fatores emocionais). Os “tiques nervosos” afetam uma em cada seis crianças, costumam aparecer na faixa entre 5 a 10 anos de idade. Dentre os “tiques nervosos” podemos perceber: o piscar de olhos, torcer o cabelo, sugar o polegar, mordiscar os lábios, pigarrear...na adolescência eles desaparecem ou mudam de forma: morder a ponta da caneta, estalar os dedos, esticar o pescoço...

O hábito de roer as unhas é uma forma de aliviar tensões. Aprender algo novo na escola, a timidez em público, discordâncias nas brincadeiras com os amiguinhos, o autoconhecimento e as descobertas do crescimento são gatilhos comuns e roer as unhas é o modo que seu filho encontrou para aliviar e lidar com esses problemas.

O que fazer??

Na maioria das vezes as crianças roem as unhas de maneira inconsciente, no entanto chamar a atenção ou punir será inútil e só aumentará o stress. Coloque-se à disposição da criança para conversar e disponibilize opções para o alívio da ansiedade: pintar, desenhar, fazer uma horta, meditar, tocar um instrumento...e nas crises intensas um pedacinho de plástico bolha é uma boa opção, além de ser divertido!
Mantenha as unhas aparadas para diminuir a tentação e sempre limpas para reduzir a ingestão de germes. Não faça o uso de soluções de gosto desagradável, pois para a criança irá parecer como um castigo! Com o tempo, o crescimento e contando com sua ajuda ela tomará consciência do ato e encontrará formas saudáveis para aliviar as tensões, assim como nós aliviamos as nossas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário